Espaço Saber

O Espaço Saber destina-se a abordar temas relacionados com a saúde dos mais pequenos. Procuramos responder a questões frequentes e mantê-lo informado sobre temáticas actuais. Gostaria de sugerir algum tema? Envie-nos um email com a sua sugestão.

Asma Infantil - (Con)Viver com Ela

A asma é uma doença inflamatória crónica que leva a uma hiperreatividade brônquica resultando no estreitamento dos brônquios e, consequentemente, dificultando a entrada e saída de ar dos pulmões.

Estima-se que afecte cerca de 150 milhões de pessoas de todas as idades no Mundo, e em Portugal calcula-se que estão afectadas cerca de 600.000 pessoas, cerca de 11% das crianças e 5% dos adultos (Sociedade Portuguesa de Pneumologia).

Os principais sintomas são respiratórios, nomeadamente:

• - Dificuldade em respirar;
  • - Pieira ou chiadeira;
  • - Sensação de opressão do tórax;
  • - Tosse;
  • - Cansaço.

Estes sintomas podem ser desencadeados por alergénios (ácaros, pó, animais, por exemplo). A intensidade é muito variável de doente para doente. Mesmo na própria pessoa, podem passar-se dias, semanas ou meses sem sintomas, ou podem haver alturas em que estes são muito frequentes.

Ao contrário do que se pensa, o exercício físico não só não é contra-indicado como é recomendado em crianças com asma, uma vez que ajuda no fortalecimento dos músculos respiratórios. Atletas como o ciclista Miguel Indurain, a corredora Rosa Mota ou o tenista Nuno Marques, são excelentes exemplos de desportistas com asma que venceram nas suas modalidades.

Vários estudos têm mostrado que o exercício, nomeadamente a prática regular da natação, melhora a condição física da criança asmática, permitindo-lhe suportar melhor as crises e enfrentar a doença com maior tranquilidade.

Com efeito, as adaptações fisiológicas que resultam da atividade física melhoram a tolerância aeróbia e ajudam a diminuir a resposta asmática durante o exercício.

É também entendido que a participação da criança em programas de exercício melhora a postura e reduz as complicações respiratórias.

Como em alguns casos o exercício pode ser um fator desencadeante de uma crise, deve sempre conversar com o médico que acompanha o seu filho sobre a melhor forma de proceder de forma a controlar a sintomatologia.

Casa Segura, Pulmão Saudável

Para minimizar os episódios de asma no seu filho, é importante que tenha algum cuidado com a limpeza e higiene do local de habitação. Deixamos-lhe pequenas dicas que podem fazer a diferença:

• - Aspirar muito bem o pó, incluindo as cortinas e o colchão;
  • - Mudar os lençóis e as fronhas da cama todas as semanas;
  • - Sacudir, aspirar ou lavar os cobertores uma vez por mês;
  • - Evitar alcatifas e tapetes felpudos;
  • - Escolher brinquedos que não sejam de peluche;
  • - Ter pouca coisa no quarto para se poder limpar melhor e mais depressa o pó;
  • - Limpar e arejar a casa na véspera de regressar de férias ou de fim-de-semana;
  • - Nas lojas de material médico há capas especiais para colchões. Os ácaros não gostam dessas capas e deixam as pessoas dormir em paz;
  • - Nas drogarias há produtos e aparelhos contra a humidade.

Ajude o seu filho a controlar a asma, permitindo-lhe ter uma vida ativa, dinâmica e feliz!