Espaço Saber

O Espaço Saber destina-se a abordar temas relacionados com a saúde dos mais pequenos. Procuramos responder a questões frequentes e mantê-lo informado sobre temáticas actuais. Gostaria de sugerir algum tema? Envie-nos um email com a sua sugestão.

Bronquiolite

No Inverno os quadros de infecção respiratória nas crianças são muito frequentes e com isso aumentam também as questões e ansiedades dos pais. As crianças têm um sistema imunitário em desenvolvimento e estão mais desprotegidas dos microrganismos presentes na comunidade.

Os infantários, o contato com outras crianças doentes ou brinquedos infetados, e mesmo a visita ao consultório do pediatra são situações que podem desencadear uma infeção respiratória, sendo a Bronquiolite a mais comum.

A Bronquiolite é uma inflamação da mucosa do aparelho respiratório que, pelo aumento da densidade desta, impede a passagem do ar e conduz à acumulação de secreções. Na maior parte dos casos, a causa é viral, sendo que o vírus mais frequentemente envolvido (75% dos caos) é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). FisioTrimTrim Fisioterapia Pediátrica

A congestão nasal e a tosse são os sintomas mais frequentes. Estes poderão ser acompanhados de dificuldade na alimentação e nos padrões de sono.

Em alguns casos a criança poderá apresentar febre (normalmente <38,5º).

A Fisioterapia Respiratória tem como principal objetivo aliviar os sintomas da criança. No entanto, o Fisioterapeuta poderá também ensinar aos pais estratégias importantes para prevenir esta condição, como técnicas de limpeza das vias aéreas superiores.