Fisioterapia Pediátrica

Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória, também conhecida por Cinesioterapia Respiratória, tem como objetivo ajudar a melhorar os sintomas associados condições respiratórias como:

• - Obstrução nasal e Bronquiolite
  • - Pneumonia
  • - Fibrose Quistica
  • O tratamento de Fisiotererapia foca-se inicialmente em realizar uma correta desobstrução nasal. Pela auscultação é possível identificar a presença de secreções pulmonares e através do uso técnicas manuais facilitar a limpeza das mesmas.
    Desta forma, apenas com uma sessão, é espectável ver melhoria dos sintomas.

Saber mais:
    Bronquiolite.Como pode a Fisioterapia ajudar?

A bronquiolite assemelha-se inicialmente a uma constipação sendo a obstrução nasal normalmente o primeiro sintoma.

Nesta fase, é muito importante realizar uma boa higiene nasal, tentando evitar o agravamento da bronquiolite.

Durante a sessão de fisioterapia iremos esclarece-lo quanto à forma mais correta de realizar a higiene nasal da criança.
    Depois da obstrução nasal normalmente aparecem a pieira e as sibilancias, os conhecidos “gatinhos”, que dificultam a respiração podendo a criança ficar mais chorosa, a dormir e a comer pior.
    Nesta fase há também um aumento da produção de secreções que podem ser difíceis de desaparecer e por isso com maior tendência a ficarem acumuladas.

• Com técnicas manuais de Fisioterapia e usando a respiração natural da criança é possivel realizar a limpeza das secreções pulmonares.
  • Dependendo da fase da bronquiolite, a criança poderá ter indicação para realizar medicação precrita por um médico pediatra. As técnicas de fisioterapia são um complemento da medição.
  • A melhoria da obstrução nasal e a limpeza de secreções pulmonares traduzem-se em maior conforto da criança com melhoria no sono e na alimentação.

Outros serviços:

A pensar nos pais e educadores a FisioTrimTrim disponibiliza uma formação de Prevenção de Infecções Respiratórias, como o tema

“Nariz Limpinho para um Bom Soninho”

Se gostava de aprender mais sobre as infeções respiratórias na criança e estratégias preventivas, como a correta higiene nasal, entre em contacto connosco e poderá ter acesso a esta formação nos seguintes formatos:

• Sessão particular na clínica
    • Na escola do seu filho ou outra instituição

Entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em ajudar e esclarecer as suas dúvidas.

Estamos também disponíveis para conversar com o Pediatra. O trabalho em equipa é um dos traços que nos caracteriza.